A partir das 16h, a Praça Joaquim Nunes, no centro de Cotia, será palco de uma apresentação do Slam Raiz, coletivo de arte que realiza batalhas de poesia. Criado em 2019 por jovens de Cotia, o coletivo conta com poetas que recitam suas poesias autorais e recebem notas de jurados escolhidos entre o público. São três rodadas até que saia a rodada final em que se define o vencedor.
O projeto Slam Raiz conta com o apoio da Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer, e é um coletivo já consolidado na cidade há alguns anos, e retoma a sua programação depois de uma pausa no período da pandemia. As atividades foram retomadas no início deste ano.
O Slam Raiz tem grande influência do Sarau na Praça e da crescente cultura dos slams no Brasil. Nasceu, assim, o Slam Raiz e o Slam do Mangue. O primeiro é feito de poemas curtos, com duração de até 15 segundos, já o segundo conta com poemas mais longos, de até três minutos.
‘Slam’ é uma batalha de poesia, que surgiu nos EUA na década de 80, trazida para o Brasil por meio da Roberta Estrela D'Alva, que fundou o ZAP!Slam. Hoje existem mais de 60 comunidades de Slam espalhadas pelo estado de São Paulo, e várias outras pelo Brasil afora.
Fotos: Divul
gação Slam Raiz
Sensação
Vento
Umidade